Piazza della Signoria

Se a Piazza del Duomo é o centro religioso da cidade, a Piazza della Signoria é o centro do poder civil e a zona mais animada da cidade.

A Piazza della Signoria (Praça da Senhoria) é a praça mais importante de Florença. Está situada entre a Piazza del Duomo e o rio Arno. 

Durante o Império Romano, a praça contava com uma instalação termal. No início da Idade Média, as termas desapareceram e a praça foi tomada paulatinamente por artesãos.

A Piazza della Signoria adotou sua forma atual em meados do século XII e foi pavimentada no final do século XIV. Sempre esteve muito unida ao poder civil.

Monumentos

  • Palazzo Vecchio: O edifício mais característico da praça. Em sua entrada, você encontrará as esculturas de Adão e Eva, o David de Michelangelo (cópia) e Hércules e Caco
  • Logia dei Lanzi: Também chamada Logia della Signoria, é um pequeno museu ao ar livre. Em seus pórticos há diversas esculturas, como O Rapto das Sabinas ou Perseu com a cabeça da Medusa. Sem dúvida, é um dos melhores lugares de Florença para sentar e descansar. 
  • Fonte de Netuno: Construída por Bartolomeu Ammannati e seus discípulos, não foi muito apreciada no início.
  • Estátua equestre de Cosme I: Obra de Giambologna em 1594. 

Outros edifícios característicos são o Palácio Uguccioni e o Tribunale della Mercanzia, onde podemos ver os escudos dos 21 grêmios. 

A praça mais animada

A Piazza della Signoria, além de ser a mais bonita de Florença, é um dos lugares mais animados da cidade. Durante todo o ano, e especialmente durante as noites mais quentes, os moradores e os turistas se reúnem para escutar os artistas locais que usam esta praça como seu palco particular.