Museo dell'Opera del Duomo

Museo dell'Opera del Duomo

O Museo dell'Opera del Duomo reúne as esculturas originais dos monumentos da Piazza del Duomo

O Museu Ópera do Duomo contém muitas das esculturas e peças originais que, por motivos de conservação, foram substituídos por cópias na Catedral, no Battistero e no Campanile. No museu também são exibidas algumas ferramentas de construção originais e diferentes maquetes da fachada da catedral e da cúpula.

O Museo dell'Opera del Duomo está situado em um antigo palácio atrás da cúpula da Catedral. Durante a construção dos edifícios da Piazza del Duomo, nesse palácio trabalharam artistas como Donatello e Brunelleschi. A Ópera do Duomo também foi o ateliê onde Michelangelo fez seu famoso David. 

Coleção

Para não nos estendermos, vamos citar três obras realmente importantes

  • A Piedade Bandini (Michelangelo): Michelangelo fez essa estátua para que ela fosse colocada em sua própria sepultura na basílica de Santa Maria a Maior de Roma. Posteriormente, vendeu a escultura inacabada ao decidir que queria repousar em Florença. 
  • Maria Madalena (Donatello): Feita na última etapa da sua vida, Donatello se afastou do resto dos artistas ao representar Maria Madalena velha e abatida.
  • A Porta do Paraíso (Lorenzo Ghiberti): Durante 27 anos, Lorenzo Ghiberti produziu esta obra para decorar a porta norte do Battistero. O nome foi dado por um assombrado Michelangelo.

É recomendável?

Embora a descrição do museu inclua “as esculturas originais e os rascunhos dos edifícios da Praça do Duomo”, ele pode não ser suficientemente atrativo. Se você já tiver visitado os museus mais conhecidos e quiser continuar curtindo a cultura florentina, o Museu da Ópera do Duomo é uma opção recomendada.

Como inconveniente, é uma das visitas de Florença que não oferece nenhum tipo de desconto. Como vantagem, não é tão conhecido quanto os outros, por isso pode ser uma boa opção para evitar as aglomerações.

Importante

O ingresso dá direito a visitar todos os monumentos num intervalo de 72h após o primeiro uso e cada local pode ser acessado apenas uma única vez. Você pode clicar aqui e adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial. Ele pode ser utilizado num intervalo de 30 dias a contar da data reservada.

Você precisará agendar o horário de subida à cúpula da Catedral e evitará as longas filas que costumam se formar, já que, com o ingresso único em mãos, não precisará passar pela bilheteria novamente.

Horário

De segunda a domingo: das 9:00 às 19:00 horas.
Fechado: primeira terça de cada mês.

Preço

Entrada: 18€ (inclui catedral, cúpula, batistério, cripta, campanário e o Museu da Ópera do Duomo).
Crianças entre 6 e 11 anos: 3€.
Menores de 6 anos: entrada gratuita.