Igreja de Santa Croce

A Igreja de Santa Croce é a maior igreja franciscana do mundo e o autêntico panteão de Florença. A igreja abriga quase 300 tumbas, incluídas as de Michelangelo e Galileu.

Com 115 metros de comprimento e 38 metros de largura, só é superada em tamanho em Florença pela Catedral.

A construção da igreja começou em 1294 no mesmo lugar onde anos antes foi construída uma pequena capela em homenagem a São Francisco de Assis. Ao terminar a construção da Igreja de Santa Croce, o estandarte dos dominicanos, a Igreja Santa Maria Novella, passou ao segundo plano.

Embora o interior da igreja não seja tão chamativo quanto o da Santa Maria Novella (com vigas de madeira à vista), as esculturas e pinturas que adornam suas paredes têm um alto valor cultural. Em suas capelas, você poderá ver frescos de artistas como Giotto, Brunelleschi ou Donatello.

A Praça de Santa Croce, além de ser um lugar muito frequentado por artistas de rua, é o lugar onde acontecem diversas atividades ao longo do ano.

O Panteão de Florença 

Se há algo que caracteriza a Santa Croce são as quase 300 tumbas que há na igreja. Em suas lápides podemos ver datas que variam entre os séculos XIV e XIX.

Alguns dos personagens mais conhecidos que repousam na Santa Croce são Galileu Galilei, Maquiavel, Lorenzo Ghiberti ou Michelangelo

O que inclui a visita? 

Além de visitas a igreja e suas capelas, com a entrada você terá acesso a dois claustros, um pequeno museu e diversas salas menores.

É recomendável?

Se você tivesse que escolher apenas uma igreja para visitar em Florença, a qualidade das esculturas e o tamanho do complexo fazem com que Santa Croce seja a opção mais acertada.

Se você não quiser ir com pressa, terá que dedicar quase uma hora para ver tudo que ela oferece. 

Horário

De segunda a sábado: das 9:30 às 17:00 horas.
Domingos e festas de preceito (Epifania, Assunção, Todos os santos e Imaculada Conceição): das 14:00 às 17:00 horas.
Fechada: 1º de janeiro, Páscoa, 13 de junho, 4 de outubro, 25 e 26 de dezembro.

Preço

Adultos: 8€.
Jovens entre 11 e 17 anos e grupos de pelo menos 15 pessoas: 6€.
Menores de 11 anos: entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: C1, C2 e C3.

Lugares próximos

Museu Nacional de Bargello (424 m)
Palazzo Vecchio (524 m)
Museo Galileo (533 m)
Galeria Uffizi (553 m)
Piazza della Signoria (565 m)