Museo Galileo

Com objetos tão valiosos como o primeiro telescópio de Galileu, o Museu Galileu de História da Ciência é um dos mais importantes do mundo na área.

O Museu Galileu de Florença (também chamado de Museu de História da Ciência) reúne todo tipo de ferramentas e instrumentos científicos desde o renascimento até o século XX. É um dos museus mais importantes do mundo em seu campo.

Os objetos mais antigos do museu vêm das famílias Médici e Lorraine. Entre esses objetos, você verá artefatos matemáticos, óticos, astronômicos, cirúrgicos ou de navegação. Também há uma pequena coleção de relógios de bolso com unidades do final do século XVI.

Entre os objetos mais valiosos do museu teríamos que destacar o telescópio com o qual Galileu descobriu, em 1609, os montes lunares e os satélites de Júpiter, entre outras coisas. Outro dos objetos mais importantes é o primeiro barômetro de mercúrio, inventado em 1634.

Desde 1930 o Museu da História da Ciência está instalado no Palazzano Castellani, um dos edifícios mais antigos de Florença. Há constância de sua existência desde o século XI.

Como curiosidade, o museu conserva como uma relíquia o dedo do meio de Galileu, separado do corpo em 1737 quando transferiam seus restos à cripta familiar.

É recomendável?

Qualquer apaixonado pela ciência e pelas invenções irá gostar da visita. No Museu Galileu você poderá ver diversos inventos e fazer pequenas experiências interativas, como aprender a calcular a hora com um astrolábio. 

Horário

De quarta a segunda: das 9:30 às 18:00 horas
Terças: das 9:30 às 13:00 horas.
Fechado: 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Preço

Adultos: 9€.
Crianças de 6 a 18 anos: 5,50€.
Menores de 6 anos: entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: Uffizi, linhas B e 23.

Lugares próximos

Galeria Uffizi (92 m)
Palazzo Vecchio (179 m)
Piazza della Signoria (213 m)
Ponte Vecchio (228 m)
Museu Nacional de Bargello (346 m)