Catedral de Florença

A Catedral de Florença (conhecida localmente como Duomo) é uma das maiores igrejas cristãs do mundo. Possui uma preciosa fachada em mármore branco e uma cúpula de 45 metros de diâmetro.

A Catedral de Florença, com sua enorme cúpula e seu altíssimo Campanário, determina o skyline da cidade. Ambos os edifícios estão situados ao lado do Battistero na Piazza del Duomo. O nome da catedral é Santa Maria das Flores.

A construção da catedral começou em 1296, mais de dois séculos depois que as catedrais de cidades próximas, como Pisa ou Lucca. A construção do edifício durou 72 anos e terminou em 1368. O arquiteto foi Arnolfo di Cambio.

As dimensões da catedral fazem dela uma das maiores igrejas da cristandade: 160 metros de longitude, 43 metros de largura e 90 metros em sua nave transversal. A altura interior da cúpula é de 100 metros.

Perto da entrada, você encontrará a descida a uma pequena cripta onde poderá ver a tumba de Brunelleschi, descoberta a meados do século XX.

A cúpula da Catedral de Florença

A cúpula foi construída por Filippo Brunelleschi quase um século depois da finalização da catedral. Com 114 metros de altura e 45 metros de diâmetro, foi o maior desafio da vida do arquiteto florentino, um desafio que levou 14 anos.

A decoração interior da cúpula foi realizada por Giorgio Vasair e Federico Zuccari. As diferentes cenas foram pintadas entre 1568 e 1579 e representam o Juízo Final. Pessoalmente, é uma das pinturas mais surpreendentes que já vimos. 

Subir na cúpula

Se tivéssemos que resumir a subida à cúpula em uma só palavra, seria emoção. Os 463 degraus de diferentes tipos e diferentes formas despertarão o instinto mais aventureiro do visitante. O último trecho da subida é feito quase verticalmente entre as abóbadas interior e exterior.

Se você quer uma subida mais tranquila e com as mesmas vistas de Florença, você pode subir no Campanile de Giotto. Por outro lado, você perderia a oportunidade de ver de perto a obra-prima de Brunelleschi, o que, sem dúvida, é um alto preço a pagar.

Tanto a porta de entrada quanto o horário de subir na cúpula são diferentes aos da catedral. A cúpula abre todos os dias das 8:30 às 19:00 (sábados até as 17:40). Nos feriados está fechada. 

Importante

Você não pode entrar no Duomo com camisetas ou vestidos sem mangas ou com shorts muito curtos. Qualquer roupa que cubra os ombros (lenços ou jaquetas) será suficiente para não ter problemas na entrada. 

O ingresso dá direito a visitar todos os monumentos num intervalo de 72h após o primeiro uso e cada local pode ser acessado apenas uma única vez. Você pode clicar aqui e adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial. Ele pode ser utilizado num intervalo de 30 dias a contar da data reservada.

Você precisará agendar o horário de subida à cúpula da Catedral e evitará as longas filas que costumam se formar, já que, com o ingresso único em mãos, não precisará passar pela bilheteria novamente.

Horário

Segunda, terça, quarta e sexta: das 10:00 às 17:00 horas.
Quinta: das 10:00 às 16:30 horas (depende do mês).
Sábados: das 10:00 às 16:45 horas.
Domingos e feriados: das 13:30 às 16:45 horas.

Preço

Entrada: 18€ (inclui catedral, cúpula, batistério, cripta, campanário e o Museu da Ópera do Duomo).
Crianças entre 6 e 11 anos: 3€.
Menores de 6 anos: entrada gratuita.